Controle da acidez com chás
Alimentos ácidos representam perigo para a saúde bucal, eles danificam o esmalte (camada que reveste os dentes) responsável pela proteção e brilho do seu sorriso. A chamada corrosão dentária é uma consequência deste problema.
Alguns chás produzem efeito antioxidante sobre os dentes, evitando assim que se oxidem pela ação de alimentos ácidos, o resultado são dentes menos ásperos e protegidos. O chá verde e preto são as melhores opções, eles são extraídos da espécie Camellia sinensis.
Dica: Evite alimentos ácidos como bebidas alcoólicas, café, doces e refrigerantes.
Dentes fortes com cálcio
Uma alimentação rica em minerais garante dentes fortalecidos. As doenças periodontais são consequência da falta de minerais no organismo. Este tipo de doença ataca a estrutura de sustentação dentária (raiz do dente).
Os alimentos mais ricos em cálcio provêm do leite e seus derivados. Mantenha-os em sua dieta e garanta a reconstrução de seu esmalte dental.
Limpeza garantida com fibras
Alguns alimentos auxiliam na higiene bucal, mas como assim? Nossos dentes não ficam sujos após as refeições? Os alimentos ricos em fibras exigem um esforço maior de nossa arcada dentária, sendo assim permanecem por mais tempo em nossa boca para podermos triturá-los. Durante este processo, as impurezas acumuladas vão sendo arrastadas, devido ao contato maior com os dentes e aumento da salivação como auxiliar no processo.
Frutas em geral (principalmente a maçã), vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos são fontes de fibras.
Gengivas perfeitas não dispensam Vitamina C
Um sorriso bonito deve contar com gengivas saudáveis, e a vitamina C participa da formação de colágeno, que é componente fundamental das gengivas.
A doença escorbuto produz sangramento da gengiva, ela aparece em decorrência da falta de vitamina C no organismo, para prevenir este problema bucal não deixe de consumir fontes naturais da vitamina como, por exemplo, goiaba, tomate, acerola, laranja, limão, etc.
Fonte: www.oralangels.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário