A hiperatividade em adultos é um problema que muitas pessoas não conhecem. Geralmente é associado a crianças em idade escolar.
No entanto, as crianças que não foram tratadas corretamente durante seu desenvolvimento são mais propensas a sofrer com ela quando crescem. Em seguida, descubra como detectar e tratar a hiperatividade na idade adulta.
O que é hiperatividade em adultos?
Quando uma pessoa executa muitas tarefas ao mesmo tempo, mas não termina, ela se sente ansiosa a maior parte do dia. A hiperatividade pode ocorrer de diferentes maneiras em crianças e adultos e é caracterizada principalmente pela presença dos seguintes sintomas:
- Impulsividade
- Falta de atenção
- Falta de concentração
- Problemas de gerenciamento de tempo
- Incapacidade de permanecer inativo.
- Inconsistência nas atividades desenvolvidas.
Pode ser evidenciado quando a pessoa está fazendo fila (no banco ou para pagar alguma conta) e não é capaz de esperar até chegar a sua vez. Além disso, essa pessoa geralmente interrompe os outros.
A hiperatividade em adultos não é tão “conhecida” quanto em crianças; no entanto, é mais frequente do que pensamos. Esta desordem emocional e mental resulta em um humor inconstante, uma má organização diária, falta de autoconfiança e atenção pobre ou irregular.
Portanto, adultos hiperativos tendem a ser pessoas com baixa autoestima, relacionamentos de casal complicados, pouca interação social e muitas falhas. Os principais problemas que surgem a partir disso são ansiedade, depressão, transtornos de personalidade e uso de drogas.
Recomendamos que você leia: 10 alimentos que acalmam a ansiedade naturalmente
Como tratar a hiperatividade em adultos
Como primeiro passo, é necessário ir a um psicólogo para analisar o caso e fornecer um diagnóstico adequado. Se é realmente TDAH, o próximo passo que deve ser realizado é descobrir esta desordem, a fim de entender de que se trata, como isso afeta à pessoa e outros aspectos.
Existem alternativas diferentes para superar a hiperatividade em adultos. Muitos deles consistem em terapias cognitivas ou comportamentais que se concentram em modificar certos hábitos progressivamente. Algumas das dicas para melhorar a hiperatividade em adultos são:
1. Conversar
É sempre bom falar com pessoas em quem você confia. Contanto que seja uma pessoa que tenha a capacidade (ou vontade) de ajudar, apoiar e respeitar. É muito importante ter alguém que saiba como deixar de lado os preconceitos.
2. Respire
A respiração consciente tem muitos benefícios quando você considera que a situação é esmagadora ou experimenta a ansiedade. Para recuperar a calma, é recomendável prestar atenção aos movimentos feitos pelo corpo toda vez que você inspirar e expirar até se sentir calmo. Esta técnica permite que a pessoa pare de se concentrar no negativo.
3. Evite interrupções
Para evitar interrupções constantemente, você pode contar até 10 antes de falar. Recomenda-se praticar a escuta ativa e se interessar pelo que os outros dizem sem comentar nada, a menos que a opinião seja diretamente solicitada.
Fonte: melhorcomsaude.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário